Sergéi Nazárovich Bubka nasceu em Lugask (U.R.S.S) o 4 de dezembro de 1963, é um atleta soviético de salto com pértiga, campeom olímpico em 1988 e campeom mundial em 1983, 1987, 1991, 1993, 1995 e 1997 com 35 plusmarcas no seu haver (17 ao ar livre e 18 em pista coberta).
Nom seria suficiente com que o camarada Gagarin chegara às estrelas, também no desportivo o socialismo mostrou-se infinitamente superior. Originário de Voroshilovgrad, perto de Donetz, na República Socialista Soviétiva de Ucránia, logrou estabelecer 35 recordes mundiais no salto com pértiga, estabelecendo as duas máximas puntuaçons: 6,15 metros (coberto) e 6,14 (ar livre), marcas que ainda som admiradas desde a distância polos desportistas actuais.O sistema de bem-estar socialista permitiu-lhe competir desde a infância, sendo a sua primeira marca conhecida de 2,70 metros com tam só 11 anos da mão do adestrador Vitaly Petrov, com o qual adquiriu a técnica e conhecimentos necessários para lograr passar os 5 metros aos 16 anos.
Igor Ter-Ovanessian, o famoso adestrador nacional da melhor escola do mundo de saltadores com pértiga, fixou-se nele tras ficar em sétima posiçom no campeonato europeu júnior. Confiando no potencial do jovem em só dous anos conseguiu o seu primeiro campeonato mundial em Helsinki '83. Um ano mais tarde começou a acumular os seus primeiros recordes mundiais, batendo-se a si mesmo até nove vezes. A partir desse momento começa a imparável superioridade soviética onde Bubka parecia competir só contra si mesmo.
Levou à U.R.S.S ao mais alto em toda-las grandes competiçons e ademais dos dous recordes mundiais ainda ostenta o ser o campiom do mundo mais jovem da história com 19 anos em Helsinki, assim como a mítica vitória no campeonato europeio de Stuttgart '86 onde começou a saltar quando mais arreciava umha chúvia que rematou em dilúvio que nom afectara aos seus mais directos competidores.